Recreio Educativo Papo-de-Anjo
Escola de Educação Básica Liceu Di Thiene

Data da fundação: 16 de junho de 1980 sob a denominação de Recreio Educativo Papo-de-Anjo S/C Ltda.

Este nome foi escolhido por ser o nome de um doce e por lembrar de “conversa entre anjos”, que associamos a conversa entre crianças pequenas.

Fundadoras: Profªs Brígida Dall´Anese Canga, Elaine Dall´Anese de Campos e Marisa Santina Molinari Olivati.

Atividades iniciais: Educação Infantil - Berçário ( para bebês a partir dos 3 meses), Maternal, Jardim e Pré. Período regular (meio período), semi-integral e integral.

Primeiro endereço: Rua Engenheiro Rebouças, 771 – Bairro Cerâmica , São Caetano do Sul, de junho de 1980 até julho de 1984

Segundo endereço: Rua Bom Pastor, 182 – Bairro Oswaldo Cruz, São Caetano do Sul, de agosto de 1984 a a julho de 1994

Endereço atual: Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 170, Bairro Oswaldo Cruz, São Caetano do Sul, desde agosto de 1994.

Desde a sua fundação o Recreio Educativo Papo-de-Anjo/Liceu Di Thiene tem como foco o desenvolvimento global de crianças e jovens, baseando sua proposta pedagógica em princípios humanistas voltados à Cultura da Paz e preservação do Meio Ambiente.

Desenvolvimento

Até 1988, o Recreio Educativo Papo-de-Anjo oferecia somente o curso de Educação Infantil. Em 24 de dezembro de 1988 foi autorizada sua continuidade, passando a denominar-se Pré- Escola Papo-de Anjo e Escola de 1º Grau Liceu Di Thiene, por meio de portaria da Diretoria Regional de Ensino, órgão da Secretaria de Estado da Educação.

Em 1990, foi oferecida a 1ª série do 1º Grau no período da manhã. Em 1991, deu-se a continuidade com a 1ª e 2ª séries no período da manhã e 1ª série no período da tarde e assim, gradativamente, foram se sucedendo as demais séries do curso.

Em julho de 1994, ocorreu a mudança definitiva para o endereço atual e em 24 de outubro de 1995, foi autorizado o funcionamento do curso de 2º grau do Liceu Di Thiene, atual Ensino Médio, por meio de portaria do Delegado de Ensino da E.E. “Prof. Carlos Humberto Volpon”.

Desde a conclusão da sua 1a. turma em 1996, o Liceu Di Thiene tem conseguido ingressar seus alunos nos melhores cursos superiores, em diferentes áreas e profissões.

Denominação

A Escola de Educação Básica Liceu Di Thiene adotou esse nome em homenagem à cidade de Thiene, situada na Província de Vicenza, na região do Veneto, Itália. A cidade de Thiene foi o berço do Padre Gaetano Thiene, que, posteriormente, foi canonizado como Santo Caetano di Thiene.

Trata-se de uma região que se situa também na província de Vicenza, de onde vieram muitos dos fundadores de nossa cidade, cujos descendentes construíram, com muito trabalho, este arrojado centro industrial. Em São Caetano do Sul, deixaram suas marcas e continuaram a se suceder na expansão da cidade, também para o alto. Portanto, ao homenagear Thiene, a cidade italiana, legalmente denominada “Cidade Irmã” de São Caetano do Sul, reverenciamos a vida e a obra do Padre Caetano e também esta cidade, exemplo de trabalho e desenvolvimento econômico e humano para tantas outras, que é nossa cidade, (uma ilha de bem-estar, lazer e cultura que atraiu imigrantes desde o século XIX). Nossa reverência ao Padre Caetano não está ligada aos aspectos religiosos e sim, à obra do homem, dedicado aos mais necessitados, chegando a abandonar sua riqueza pessoal para se dedicar aos pobres.

Datas comemorativas: Fundação: 16 de junho de 1980

Dia do Patrono: 7 de agosto, data da morte do Santo Caetano.

Mais informações sobre Thiene:

www.thiene.it

www.comune.thiene.vi.it

VISÃO

Ser uma escola de referência e excelência em ensino que alia qualidade acadêmica a uma abordagem humanista, visando o desenvolvimento de nossos alunos em seus aspectos biopsicossociais.

MISSÃO

Capacitar crianças e jovens por meio da proposta pedagógica humanista e de métodos educacionais inovadores, gerando conhecimento e empreendedorismo com diferencial competitivo. Com base nos princípios ético-morais de solidariedade e respeito, desenvolver a consciência crítica de cidadania de modo que o indivíduo se sinta co-responsável pela construção de uma sociedade íntegra e feliz.

VALORES

Para fidelizar nossa missão, mantemos um ambiente educacional no qual o comprometimento, a ética e a valorização da diversidade sejam valores essenciais a todos os nossos discentes, docentes e colaboradores para o favorecimento de um comportamento positivo no âmbito escolar e social.

Comprometimento

Manutenção de um ensino de qualidade, sempre inovando e “recriando o aprender” de modo que favoreça uma formação integral do indivíduo.

Ética

Transparência nos métodos de ensino adotados pela instituição e a preservação do patrimônio humano, material e cultural por meio da conscientização de princípios que contribuam para o bem estar geral.

Valorização da Diversidade

Fortalecimento do respeito e da aceitação das diferenças humanas.

Dezembro 2017